A Orquídea

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO!

login.php?sid=24a173545f95a7774d1eb3abd4e679f0 profile.php?mode=register&sid=24a173545f95a7774d1eb3abd4e679f0 faq.php?sid=24a173545f95a7774d1eb3abd4e679f0 search.php?sid=24a173545f95a7774d1eb3abd4e679f0 index.php?sid=24a173545f95a7774d1eb3abd4e679f0

Blog Pensando Mario A G Leal

A Orquídea - Índice » QUEM SOU EU? »
Novo tópico  Responder tópico Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico 
MensagemEnviada: Qua Nov 08, 2017 12:43 pm Responder com citação
Alexia

Olá, pessoal! Iniciando meu convívio com vocês, me apresento: meu nome é Alexia, moro em Santa Maria-RS e venho tentando cultivar orquídeas há alguns anos. Muito feliz em ser aceita neste grupo; um abraço a todos e parabéns por este espaço tão rico em informações! Very Happy
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
MensagemEnviada: Sex Nov 10, 2017 7:55 pm Responder com citação
Jesulino Kenhiti Namba
3º PASSO
3º PASSO

Olá Alexia seja bem-vinda e aproveite nosso espaço para postar suas dúvidas, fotos e compartilhar dicas e outros métodos de cultivo.
Um dos segredos para o sucesso é cultivar espécies que se adaptam ao clima da região.
Acesse também o Site e veja outras dicas e procedimentos interessantes para cultivar orquídeas.
Abraço.

Jesulino
Campinas/SP
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
MensagemEnviada: Ter Nov 21, 2017 4:57 pm Responder com citação
Alexia

Olá, boa tarde pessoal!
Gostaria de contar a vocês as minhas novas aquisições: Plectrophora calcarhamata Hoehne e Psygmorchis pusila. Será minha primeira experiência com elas. Aceito sugestões e orientações sobre seus cultivos e desde já agradeço!
MensagemEnviada: Qui Nov 23, 2017 7:09 pm Responder com citação
Francisco Zangalli
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

Seja bem vindo ao grupo, as laelias purpuratas, soprhonittis, cattleya intermedia, guttata são boas para sua regiã0

http://zangalli.blogspot.com.br/

http://www.flickr.com/photos/aruera_zan/

Região do Noroeste Paranaense
Altitude 438 metros
Temperatura média de 19°C - Subtropical
MensagemEnviada: Sex Nov 24, 2017 7:52 am Responder com citação
Alexia

Olá, bom dia!! Agradeço muito suas sugestões! As purpuratas e as intermedias são maravilhosas! Ando em busca de um bom corte de intermedia. A Sophronitis é uma das minhas preferidas, inclusive. Mas não tenho tido bons resultados com ela, infelizmente. Agora estou com uma nova planta, bem desenvolvida que, espero, se adapte bem aqui comigo.
E sobre as Plectrophora calcarhamata Hoehne e Psygmorchis pusila, alguma dica de cultivo?
Obrigada!!!
MensagemEnviada: Sex Dez 01, 2017 8:56 pm Responder com citação
Francisco Zangalli
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

Alexia escreveu:
Agora estou com uma nova planta, bem desenvolvida que, espero, se adapte bem aqui comigo.

Essa também não tive muito sucesso, ai mudei para a Soprhonittis cernua e S.brevipendiculata, as S.mantiquerae e coccinea gostam de locais umidos, bem ventilados e frio.

Citação:
E sobre as Plectrophora calcarhamata Hoehne e Psygmorchis pusila, alguma dica de cultivo?
Obrigada!!!

Não conheço essas, acho que na placa de peroba ou uma madeira macia, pode ir bem, mas não cultivo e por isso não tenho experiencia com essas.

http://zangalli.blogspot.com.br/

http://www.flickr.com/photos/aruera_zan/

Região do Noroeste Paranaense
Altitude 438 metros
Temperatura média de 19°C - Subtropical
MensagemEnviada: Dom Dez 03, 2017 12:50 pm Responder com citação
Jesulino Kenhiti Namba
3º PASSO
3º PASSO

Alexia escreveu:

Plectrophora calcarhamata Hoehne – Espécie endêmica do Brasil.
Sabe-se que essa espécie é de difícil aclimatação, portanto, o cultivo torna-se complicado e necessita de uma atenção e observação redobrada do orquidófilo.
Necessita de ambiente úmido, constante, ventilação moderada e local com luminosidade indireta.
Use vaso proporcional ao tamanho da planta e suas raízes.
Também pode ser usada casca de peroba pequena ou "tronquinho" maduro e fino de cafeeiro. Para os dois casos, use um pouquinho de musgo para manter a umidade próximo as raízes e brotação.

Erycina pusilla (L.) N.H.Williams & M.W.Chase (ex Psygmorchis pusilla e ex Oncidium pusillum).
Em minhas pesquisas, encontrei muitas dessa espécie vegetando em local de muita umidade atmosférica, sombreado e ventilação moderada.
Gostam de galhos finos de arbustos e cipós. São algumas das condições de sua necessidade.
Em cultivo, use pequenos suportes ou vaso proporcional ao tamanho de suas raízes, que normalmente são curtas.

. Nos dois casos, é necessária atenção redobrada, inclusive procurar saber de outras necessidades dessas espécies quando em cultivo doméstico.

Jesulino
Campinas/SP
A Orquídea - Índice » QUEM SOU EU?