Como construir

COMO CONSTRUIR UM PEQUENO ORQUIDÁRIO, UM RIPADO E ESTUFA
Após adquirir os conhecimentos básicos da orquidofilia o principiante poderá ir aumentando o tamanho do seu ripado

 

Pode ser um muro corrido ou um canto de muro ou cerca

 

 

Viveiros de tela de nylon têm a vantagem de melhor distribuição de luz e calor, além de seu custo ser menor que ripados
Viveiro de Tela – Nylon

 

Este fechamento virado para o lado sul, serve de proteção dos ventos frios, o espaço entre as ripas, também pode ser maior, neste caso coloca-se nos espaços maiores plástico em rolo que é mais barato do que o custo da madeira
CONSTRUÇÃO DE VIVEIRO NUM ÂNGULO DE QUINTAL
É sempre bom observar que plantas infectadas na parte superior podem infectar as que estiverem na parte de baixo. Por isto preste atenção para que as plantas estejam saudáveis.
BANCADA E DETALHES
Antes do levantamento do viveiro a madeira deverá receber um tratamento de impermeabilização, tintas a óleo ou mesmo óleo queimado são de uso comum. Após a aplicação o madeiramento deverá descansar no mínimo seis dias antes de ser trabalhado.

O tamanho pode variar segundo a medida do espaço do ripado. Embaixo da bancada dá-se preferência que seja de terra com alguma vegetação para manter a umidade no ambiente. Se o quintal for cimentado coloque vasos com plantas que o resultado será o mesmo.
Viveiro de Tela – Nylon com bancadas laterais
Os vasos pendurados devem ficar na mesma altura e no mesmo alinhamento para melhor distribuição de luz nas plantas da bancada.

Autorizado por Roseli

DESENHOS DO SR SILVESTRE CUNHA MILANO (In memorian).