Livros

Livro Detalhes
CULTIVO MODERNO DE ORQUIDEAS: Phalaenopsis
Editora Associação Joao Meimberg de Ensino
Autores: Prof. Roberto Jun Takane Universidade Federal do Ceará e Eng.Agro Sergio Shoji Yanagizawa. (Dois autores referencia no cultivo de orquideas, filhos de produtores e consultores na área)
O Livro contém 127 páginas com ilustrações em mais de 200 fotos coloridas em alta definição.
CONTATO:
takane@uol.com.br
robertotakane@ufc.br
CULTIVO TÉCNICO DE CACTOS E SUCULENTAS ORNAMENTAIS
Editora BNB
Autores: Prof. Roberto Jun Takane (Universidade Federal do Ceará), Eng.Agro Sergio Shoji Yanagizawa e Prof.Kathia Piveta (UNESP).
O Livro contém 180 páginas com ilustrações em mais de 300 fotos coloridas em alta definição.
Cactos e as plantas conhecidas como suculentas estão sendo adquiridas como presentes e também para cultivo particular. Existem hoje centenas de associações de colecionadores destas espécies ao redor do mundo. Muitos, conhecidos como cactófilos, cultivam e colecionam estas plantas de fácil cultivo e manejo.
Tanto cactos como suculentas são plantas que sobrevivem e suportam situações de estresse como altas temperaturas, déficit hídrico e ambientes com baixa umidade, como sala com ar condicionado, sob as quais a maioria das outras espécies não resistiria. No entanto, quando cultivadas sob condições de saturação do solo tais plantas podem morrer em poucos dias.
O objetivo a ser alcançado com este livro é fornecer informações mais precisas sobre o cultivo destas espécies, tanto as concernentes à fitotecnia como ao mercado.
Contendo centenas de fotos coloridas e digitalizadas com a mais alta qualidade, este trabalho ilustra, em várias situações, o manejo e o cultivo dos cactos e suculentas, atendendo também os fornecedores de insumos, produtores, atacadistas, varejistas e admiradores destas plantas.
CONTATO:
takane@uol.com.br
robertotakane@ufc.br
CULTIVO MODERNO DE ORQUÍDEAS: CATTLEYA E SEUS HÍBRIDOS
Editora BNB
Autores: Prof. Roberto Jun Takane (Universidade Federal do Ceará), Eng.Agro Sergio Shoji Yanagizawa e Prof.Kathia Piveta (UNESP).
O Livro contém 191 páginas com ilustrações em mais de 300 fotos coloridas em alta definição.
Nessas duas últimas décadas as orquídeas estão em destaque. Podemos participar de centenas de exposições dedicadas às orquídeas pelo Brasil e durante o ano todo.
O grande boom da orquidofilia se deu pelos seguintes aspectos:

  • Plantas de cultivo fácil, desde que tenha uma pequena orientação;
  • Presença de centenas de espécies e possibilidade de obter infinitos híbridos com flores diferentes em cores e formas;
  • Preços das plantas cada vez mais acessíveis devido à tecnologia de produção em massa em laboratórios especializados;
  • Aperfeiçoamento das técnicas de produção, obtendo a primeira floração em um tempo menor.

Era muito comum até alguns anos atrás a importação de híbridos do exterior por alguns produtores, mas estes aprimoraram muito as técnicas de hibridações e produção de mudas. Hoje com algumas exceções o sistema produtivo brasileiro pode ser considerado como auto-suficiente em produção de híbridos de alta qualidade.
Aliada a essa produção de híbridos, o avanço tecnológico na produção de mudas tanto em laboratório como em ambiente protegido tem resultado em uma superprodução de plantas de alta qualidade.
Os autores do presente trabalho, com ampla experiência produtiva, comercial ou e em pesquisas com diversas espécies abordadas neste livro, procuraram inserir toda a experiência que cada um possui, nos doze capítulos e seus sub-capitulos descritos de forma simples, mas com informação técnica para um bom entendimento do assunto.
O presente livro ainda tem como objetivo dar início a um trabalho que forneça informações mais precisas sobre o cultivo dessas espécies, fornecendo dados e perspectivas de mercado atualizada, além de passar de uma forma sutil, advertências com relação à conscientização ambiental, como no caso de evitar o uso do xaxim (Dicksonia sellowiana) como substrato com a proximidade da extinção dessa espécie, e coletas indiscriminadas de espécies nativas da nossa mata.
Procuramos confeccionar o presente trabalho com centenas de fotos, todas coloridas e digitalizadas com a mais alta qualidade e resolução, ilustrando em várias situações o passo a passo do manejo do cultivo das orquídeas.
Com as informações contidas neste livro, procuramos atender também aos fornecedores de insumos, produtores, atacadistas, varejistas, e trazer noções técnicas aos futuros investidores e aos admiradores das plantas.
CONTATO:
takane@uol.com.br
robertotakane@ufc.br

Cultivo de Orquideas
Editora Mecenas
Prof. Ricardo Tadeu de  Faria
Depto. Agronomia
Universidade Estadual de Londrina
Abordando os seguinte tópicos:
A família Orchidaceae
Gêneros de OrquídeasPolinização e Nomenclatura
Construção do Orquidário
Cultivo
Orquídeas no Paisagismo
Orquídeas como Flor de Corte
Pragas e Doenças
Orquídeas da Chapada Diamantina
Ed. Nova Fronteira
ANTONIO LUIZ VIEIRA TOSCANO DE BRITO & PHILLIP CRIBB
O Brasil é um dos países no mundo com maior variedade de orquídeas. Estudos recentes registram a presença de cerca de 2.500 espécies em nosso território, centenas das quais encontradas na Bahia. É neste estado que se situa em grande parte uma das regiões brasileiras cada vez mais apreciada e estudada por amadores e especialistas: a Chapada Diamantina, com serras espetacularmente coloridas e um conjunto florístico de riqueza incomparável. Estima-se que ali existam mais de 300 espécies de orquídeas, algumas raras e outras ainda praticamente desconhecidas. Escrito a duas mãos pelos botânicos Antônio Toscano de Brito e Phillip J. Cribb, e apresentado ao leitor numa edição luxuosa em capa dura, com 400 páginas exibindo cerca de 140 fotografias coloridas de Calil Elias Neto, 135 ilustrações a bico-de-pena e 15 aquarelas do artista Paulo Ormindo, Orquídeas da Chapada Diamantina é uma publicação bilíngue (português-inglês) pioneira e indispensável, que surge para divulgar e estimular os estudos botânicos na região da Chapada.
Ladrão de Orquídeas: uma História Real Sobre Beleza e Obsessão, O
SUSAN ORLEAN – ed. Rocco
Cultivo de Orquídeas no Brasil
WALDEMAR SILVA – ed. Nobel
Editora: Nobel
Autor: Judith Millidge
Idioma: PortuguêsA elegância e a beleza das orquídeas seduzem os adeptos de jardinagem. Muitos tentam cultivá-las, enquanto outros tantos temem não possuir a habilidade exigida para ser cultivo. Todavia, uma vez captadas as necessidades básicas dessas plantas fascinantes, cultivá-las passa a ser uma tarefa fácil. após dominar essa arte, pode-se dizer que o cultivador atingiu o grau máximo de horticultura.
ORQUÍDEAS – O GÊNERO ONCIDUM DO PARANÁ
ANA ODETE SANTOS VIEIRA, EDUARDO FERRAREZI, RICARDO TADEU FARIAOs autores deste livro realizaram um levantamento das espécies nativas do gênero Oncidium, Orchidaceae, do Estado do Paraná. A coleta de dados fundamenta-se em bibliografia especializada e o registro das plantas é acompanhado…
O GRANDE LIVRO DAS ORQUÍDEAS

Distribuição nacional: Dinap
O Grande Livro das Orquídeas é uma edição especial de 160 páginas, feita para presentear o leitor com as mais belas fotos publicadas em O mundo das Orquídeas, nos últimos oito anos, transformadas em uma galeria com mais de 300 espécies. A primeira reportagem da revista aborda a história e todas as curiosidades das orquídeas e, além de conhecer os principais gêneros e as partes da planta, o leitor irá aprender a pronunciar e escrever os nomes científicos corretamente. Para quem já coleciona ou está começando a entrar nesse universo, esta é uma edição imperdível

Editora: Ave Maria
Autor: Pe. José González RaposoEsta é uma obra que une a erudição do especialista à sensibilidade do amante da natureza. Em seus verbetes, acessíveis tanto ao botânico quanto ao público em geral, o autor demonstra seu amplo conhecimento linguístico e cultural, rastreando na mitologia, na história, na literatura e nas ciências naturais a origem e o significado dos nomes das orquídeas brasileiras. Ele explica a etimologia, orienta a pronúncia e aponta a grafia correta de cada nome científico.Esta é uma obra indispensável para os que estudam, cultivam e amam as orquídeas. O livro é acompanhado de belas ilustrações, que tornam a leitura ainda mais agradável.
O Maravilhoso Mundo das Orquídeas
Wilma Ritter Shausen
ORQUÍDEAS DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO
AUGUSTO RUSCHI
BILINGÜE
Orquídeas da Amazônia Brasileira
Texto de Francisco Miranda. Editora Expressão e Cultura – Rio de Janeiro, 1996 – 30 x 23 cm., 192 pp.
Laelia Purpurata
Editora: Expressão e Cultura
Autor: Lou Menezes
Ano: 1995
Local: Rio de Janeiro – RJ
Idioma: Português
Páginas: 140Esta monografia sobre a Laelia purpurata, considerada a flor nacional do Brasil, apresenta ilustrações e abordagens científicas sobre suas variedades, cultivo e híbridos naturais. Esta orquídea é típica da Mata Atlântica das regiões sul e sudeste do País. Apresenta em suas 144 páginas mais de 130 fotografias coloridas. A autora é engenheira florestal e botânica e tem se dedicado à preservação e ao estudo das orquídeas brasileiras.
Orquídeas – Guia dos Orquidófilos
Texto de Floyd S. Suttleworth, Herbert S. Zim e Gordon W. Dillon. Ilustrações de Elmer W. Smith. Expressão e Cultura – 3ª ed. – Rio de Janeiro, 1991 – 15,3 x 10,5 cm – 158 pp.
Orquídeas – Manual Prático de Cultura
Texto de Darly Machado de Campos. Editora Expressão e Cultura – 2ª ed. – Rio de Janeiro, 1998 – 15, 8 x 13,7 cm., 221 fotos coloridas, 144 pp.
Boletim Técnico: “Aspectos Fitossanitários das Orquídeas”
51 páginasInformações:
negocios@biologico.sp.gov.br
Tel: 50871739
tel e fax: 55728849
GENUS CYRTOPODIUM – Espécies Brasileiras 

Editora: Ibama Edições
Autor: Lou Menezes
Ano: 2000
Local: Brasília – DF
Páginas: 208
Idioma: Português/Inglês

Como conservacionista tem se dedicado a estudo das orquidáceas através do Projeto Orquídeas do Brasil. É autora dos livros Cattleya labiata Lindley, Cattleya warneri Moore e Laelia purpurata Lindley.
Em seu novo livro aborda as espécies brasileiras do Cyrtopodium, um gênero muito pouco estudado no Brasil. São 208 páginas e identificação de 32 espécies incluindo novas com mais de 150 fotografias coloridas, distribuição geográfica, etimologia, etc.

Cattleya labiata autumnalis

Editora: Ibama Edições
Autor: Lou Menezes
Ano: 2002
Local: Brasília – DF
Páginas: 252
Idioma: Português/Inglês

Nesta monografia, Lou Menezes, como nos seus livros anteriores, se esmera em nos apresentar, como estudiosa da flora brasileira de orquídeas, um criterioso e minucioso trabalho técnico-científico, ao mesmo tempo que nos contempla com o mundo colorido e fascinante das flores de orquídeas, no exercício de sua aptidão e experiência como brilhante fotógrafa amadora.
Cattleya labiata autumnalis é uma obra de inestimável valor, na qual, Lou Menezes, quer pelo rico conteúdo de seus textos ou quer pela beleza de suas ilustrações, procura suprir as deficiências da literatura brasileira pertinente a esta espécie, produzindo um verdadeiro tratado de exaltação a uma orquídea dita Rainha pelo mundo orquidófilo.

ORQUÍDEAS – Manual de Cultivo (AOSP)
Editora: Raízes Artes Gráficas
Autor: Denitiro Watanabe
Ano: 2002
Idioma: Português
Páginas: 296O esperado livro comemorativo do 35º aniversário da Associação
Orquidófila de São Paulo (AOSP). Coordenado por Denitiro Watanabe, autor de folders sobre cultivo de orquídeas distribuídos pela AOSP, o livro teve a colaboração de Lúcia Midori Morimoto, Márcia Sanae Morimoto e GIlson Tadao Enoki Kihara. O resultado é um excelente apanhado das orquídeas em cultivo no Brasil. São 506 espécies pormenorizadas em seus requisitos de luminosidade, umidade e aeração, indicações precisas para o sucesso do cultivo.
ORQUÍDEAS – Manual Prático de Reprodução
Editora: Expressão e Cultura
Autor: Darly Machado de Campos
Idioma: Português
Ano: 2002
Local: Rio de Janeiro – RJ
Páginas: 127Seguindo o sucesso de “Orquídeas: manual prático de cultura”, o autor oferece um verdadeiro passo-a-passo do processo de reprodução de orquídeas. Ilustrado com quase 200 fotos e organizado de forma simples e prática, o livro aborda os diferentes métodos de reprodução, por corte, sementes ou meristemas, indicando o mais adequado a cada planta e fornecendo dicas específicas para diferentes gêneros ou espécies. Uma obra indispensável para quem quer multiplicar seu viveiro de orquídeas ou ajudar no combate à extinção de espécies.
ORQUÍDEAS – Pragas e Doenças 

Editora: Expressão e Cultura
Autor: Darly Machado de Campos
Idioma: Português
Ano: 2002
Local: Rio de Janeiro – RJ
Páginas: 128

A exemplo dos seus dois livros anteriores, este também é de fundamental importância para o orquidófilo, pois trata de uma questão crucial: as pragas e doenças que atacam as orquídeas.
Fácil de consultar, sintonizado com a preservação do meio ambiente, o livro é, sobretudo, um modelo de clareza. Pesquisador minucioso, o autor consegue captar imagens e nos passar informações quase sempre inéditas, pois que resultam de suas observações cautelosas.
O livro destaca, ainda, o uso de defensivos alternativos, em substituição aos agrotóxicos, altamente prejudiciais ao homem e à natureza. A visão holística com que foi escrito coloca o autor na vanguarda do conhecimento.